Preparação Profissional em Educação Física no Brasil e nos Estados Unidos: Identificação das Principais Oportunidades.

Por: José M. C. Barros.

100 páginas. 1992

Send to Kindle


Resumo

O problema que envolve a preparação de profissionais que prestam ,serviços à sociedade na área de educação física foi o foco deste estudo ,comparativo descritivo. Seu principal objetivo foi identificar os cursos de ,graduação na área de educação física que estão sendo oferecidos pelas ,Faculdades e Universidades americanas e brasileiras. Este estudo identificou ,também, ênfases ou concentrações que estão sendo implementadas nesses ,cursos, e o nome dos departamentos e unidades responsáveis pelos mesmos. A hipótese formulada foi de que existe menos diversidade de cursos de graduação ,na área de educação física no Brasil do que nos Estados Unidos. Os ,dados foram coletados através de um questionário administrado a uma ,amostra de 244 instituições americanas (38%), e 57 das instituições brasileiras ,(60%) que oferecem cursos de graduação nesta área. Os dados confirmaram ,a hipótese. Foram identificados 92 diferentes cursos de graduação ,nas intituições americanas participantes e 10 diferentes cursos de graduação ,nesta área nas instituições brasileiras participantes no estudo. O mais frequente ,curso de graduação na área no Brasil (90%) é denominado Licenciatura ,em Educação Física que oferece o grau de Licenciado. Os resultados ,mostraram que a ênfase ou concentração nesses cursos são amplas, focalizandoalém do ensino nas escolas de Io e 2o graus, diversas oportunidades ,de trabalho . Uma tendência no sentido do desenvolvimento de um programa ,de preparação profissional em educação física, como uma atividade não ,escolar, oferecendo o grau de Bacharel foi identificada. Apesar da diversidade ,de programas de graduação existentes na área nos Estados Unidos, foi ,possível destacar 12 entre os mais frequentes. São eles: Educação Física. Saáde, Recreação, Educação Física e Saúde, Administração EsportivaCiência do Exercício, Treinamento Esportivo, Dança, CinesiologiaAdministração de Parques e Recreação, Medicina Esportiva, e Ciência do ,Esporte e Exercício. Nas 244 instituições americanas foram identificados ,304 departamentos, sendo as mais frequentes denominações Educação ,Física (57), Saúde (41), Educação Física e Recreação (37), Estudos de ,Saúde (23), Saúde e Educação Física (22). Das 57 instituições brasileiras ,participantes foram identificados 95 departamentos, sendo as denominações ,mais frequentes: Educação Física (22), Educação (11), e Esportes (4).

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=1046&listaDetalhes%5B%5D=1046&processar=Processar

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.