Preparar a Mulher Para Sua Missão no Lar: Prescrições da Revista do Ensino do Estado de Minas Gerais Para o Ensino da Educação Física no Primário e Secundário e Suas Relações com a Educação de Meninas (1946-1971)

Por: Ana Claudia Avelar e Marina Guedes Costa e Silva.

XIV Congresso de História do Esporte, do Lazer e da Educação Física - CHELEF

Send to Kindle


Resumo

Na tentativa de compreender as diretrizes para a Educação Física no ensino primário e secundário para as meninas no Estado de Minas Gerais no período entre 1946 e 1971, realizamos uma pesquisa mobilizando a Revista do Ensino de Minas Gerais como fonte. Este periódico foi um impresso oficial do Estado de Minas Gerais que tinha por objetivo “orientar, estimular e informar” professoras e professores do Estado, e as e os outros funcionários das escolas públicas e privadas do Estado, como nos conta Tarcísio Mauro Vago (2006, p. 106). O objetivo deste trabalho, portanto, é investigar as prescrições da Revista do Ensino do Estado de Minas Gerais, para o ensino de educação física de meninas. Todavia, operamos com a idéia de que ela foi construída a partir de sua relação com as prescrições para os meninos. O recorte temporal é delimitado pelo período entre 1946 e 1971, pois em 1946, a Revista do Ensino retoma as publicações depois de interrupção ocasionada pela Segunda Guerra Mundial, que havia encarecido a “mão-de-obra e privando-nos da importação do papel de imprensa.” (MINAS GERAIS, 1946, p.3). Já 1971 é o ano no qual acontece a última publicação dessa Revista, como informa Miguel Fabiano de Faria(2009).

Endereço: http://cev.org.br/biblioteca/anais-do-xiv-chelef

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.