Pressão Arterial e Perfil Lipídico em Mulheres Jovens: o Papel da Avaliação Antropométrica

Por: Ana Paula Fernandes de Angelis Rubira, Fernanda Marciano Consolim Colombo, Lucas de Angelis Rubira,, Marcelo Custódio Rubira, Milton Carlos Martins Lima e Roberto Jorge da Silva Franco.

Revista Brasileira de Educação Física e Esporte - v.28 - n.4 - 2014

Send to Kindle


Resumo

 Composição corporal tem importância fundamental para a qualidade de vida e é um forte preditor de mortalidade e morbidade nos seres humanos. A identificação e o monitoramento da quantidade de gordura corporal têm recebido atenção especial no que se refere aos aspectos relacionados com a promoção da saúde, não apenas de suas ações na prevenção e no controle das doenças cardiovasculares, mas também pela sua associação com fatores de risco, especialmente em níveis de lipídeos plasmáticos e da pressão arterial. Foi investigado a relação entre o índice de massa corporal (IMC) e percentual de gordura corporal (% GC) pela bioimpedância elétrica (BIA), com os níveis de pressão arterial (sistólica e diastólica) e lipídeos séricos (CT, HDL-c, LDL-c, VLDL-c, TG). Em um grupo de 57 mulheres (com idades entre 18 e 26 anos de idade), a obesidade foi detectada em cinco e 19 mulheres, IMC (≥ 30 kg/m2) e % BF (≥ 30%), respectivamente. IMC e % GC foram positivamente correlacionados com a pressão arterial (sistólica e diastólica), e altamente significativos no grupo dos obesos pelo % GC. Além disso, o IMC e % GC foram significativamente correlacionados com todos os lipídios e frações de lipoproteínas VLDL-C e triglicérides, respectivamente. Estes resultados sugerem que o % GC é um bom indicador de “obesidade oculta” em indivíduos com índice de massa corporal normal. Que o uso associado de IMC e % GC para melhor avaliar a obesidade pode melhorar o estudo dos níveis de pressão arterial e alterações de lipídios que é geralmente associada à obesidade.

Endereço: https://doi.org/10.1590/1807-55092014000400553

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.