Resumo

Objetivo:
O objetivo deste estudo foi verificar/avaliar a prevalência nutricional em alunos do ensino fundamental de uma escola pública -- Escola Classe 18, na cidade satélite de Taguatinga - Distrito Federal.

Método e resultados:
Fizeram parte deste estudo 329 alunos do sexo masculino, com idade entre 7 e 11 anos. O índice de massa corporal (IMC) foi calculado pela relação massa corporal/estatura2. Para análise dos dados, foi utilizado o teste t de studant para amostras independentes, com nível de significância de p ≤ 0,05 com intervalo de confiança de 95%. Para classificar o índice de massa corporal (IMC), utilizou a classificação recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A coleta das medidas antropométricas de massa corporal (kg) e de estatura (cm) foram feitas no mês de abril de 2011. Os resultados obtidos indicam que 70,82% (233) se encontram na prevalência normal, contudo nas prevalências baixo peso; sobrepeso e obesos foram encontradas as frequências 8,21%(27); 19,15%(63); 1,82%(06) respectivamente.

Conclusão:
Com base nas frequências encontradas, pode-se observar que a atividade física e a reeducação alimentar sejam as soluções mais indicadas para a manutenção da saúde dessa população estudada,podendo evitar consequências na sua vida futura.