Prevalência de Diabetes Mellitus e Prática de Exercício em Indivíduos Que Procuraram Atendimento na Estratégia Saúde da Família de Viçosa/mg

Por: Claudia Eliza Patrocínio de Oliveira, Edilson Fernandes de Freitas, Leonice Aparecida Doimo, e Osvaldo Costa Moreira.

Revista da Educação Física - UEM - v.26 - n.4 - 2015

Send to Kindle


Resumo

O objetivo do estudo foi verificar a prevalência de diabetes mellitus (DM) em indivíduos que procuraram atendimento na ESF, assim como, a prática de exercícios físicos entre os pacientes diagnosticados com DM, de acordo com sexo e faixa etária. Avaliaram-se informações sobre DM e prática de exercício de 11392 usuários atendidos por quatro Unidades Básicas de Saúde do município de Viçosa/MG, por meio das Fichas b-diabetes. O tratamento estatístico constou da análise descritiva e cálculo da razão de chance. Os resultados apontam que prevalência de DM foi de 3,8% (3,1% para homens e 4,5% para mulheres), tendo as mulheres maior chance de DM (OR=1,48; 1,21-1,81). 22% dos avaliados referiram haver praticado exercícios físicos no mínimo três vezes por semana, sem diferenças entre os sexos. Concluiu-se que houve baixa prevalência de prática de exercícios físicos entre as pessoas com diabetes avaliadas, fato que demonstra a necessidade de maior atenção aos mesmos em relação às intervenções não medicamentosas.

Endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/25202

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.