Prevalência de Dor e Sofrimento Psicológico em Nadadores de Alto Rendimento: Estresse no Trabalho e Fatores Associados ? Um Estudo Seccional

Por: Alexandre C Freitas, Flávio R C Maia, Lester B Miguel e Lilian C. X. Martins.

Revista de Educação Física - Centro de Capacitação Física do Exército - v.87 - n.4 - 2018

Send to Kindle


Resumo

Introdução: Atletas de alto rendimento passam inúmeras horas por semana treinando e, portanto, estão mais predispostos a sofrer lesões relacionadas ao esporte. Evidências mostram que a depressão e graus menos graves de sofrimento emocional predizem ambos: o início de novos episódios e a persistência da dor. Objetivo: Examinar a associação de rotinas de treinamento em natação, estresse no trabalho (desequilíbrio esforço-recompensa) e outros fatores com prevalência de dor e sofrimento psíquico em nadadores de alto rendimento. Além disso, examinamos a relação de sofrimento psicológico e dor. Métodos: Estudo seccional observacional. Quarenta e dois nadadores de alto rendimento (N = 42) do nível competitivo mais elevado (World-Class e Olympic) participaram do estudo como amostra de conveniência. As análises foram realizadas usando 2, regressões logísticas simples e múltipla (via modelos lineares generalizados). Resultados: A prevalência de sofrimento psíquico foi de 35,7%. A prevalência de dor foi de 45,2% e houve diferença significativa entre homens e mulheres (p<0,001). Fatores psicológicos, psicossociais, biológicos, socioeconômicos e demográficos não foram associados à dor (p>0,05). Marcadores subjetivos relacionados ao excesso de treinamento e baixa recompensa foram associados com sofrimento psíquico (p=0,020), mas não com dor. Sofrimento psicológico e dor foram associados com a diminuição do desempenho e menor qualidade de vida atletas. Conclusão: É necessária maior atenção nas rotinas de treinamento, dentro e fora da piscina, para prevenir a dor em nadadores de alto desempenho. 

Endereço: http://177.38.96.106/index.php/revista/article/view/809

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.