Prevalência de Hipertensão, Cardiopatias e Fatores de Risco em Amostra Populacional na Cidade de Aracaju/se

Por: Diogo Costa Garção, Elenilton Correia de Souza, Giulliani Antonicelli Moreira Brasileiro, José Aislan Correia Santos, Karina Conceição Gomes Machado de Araújo, Luan Phillipe Moreira Cândido e Miburge Bolivar Gois Junior.

Revista de Educação Física - Centro de Capacitação Física do Exército - v.1 - n.1 - 2019

Send to Kindle


Resumo

Introdução: Doenças cardiovasculares são a principal causa de mortalidade, no Brasil e no mundo. Estudos em amostra populacional brasileira, fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares são escassos.

Objetivo: Estimar a prevalência de hipertensão arterial (HA) e cardiopatias e examinar a associação de estado nutricional, risco cardiovascular (RC) e sedentarismo com os desfechos.

Métodos: Estudo transversal em amostra aleatória populacional de Aracaju-SE, com 399 participantes. Utilizou-se o teste t de Student e o teste c2 para comparar os dados por sexo. Para avaliar o efeito preditor das variáveis de exposição sobre os desfechos utilizou-se a razão de chances (odds ratio: OR).

Resultados: Houve diferenças significativas, segundo sexo, em consumo de álcool, risco cardiovascular, obesidade grau II e HA, cuja prevalência foi significativamente maior entre homens (43,4%) comparando com mulheres (26,3%). Peso normal mostrou-se como fator protetor para HA (OR=0,44; IC95% 0,27-0,73). Sedentarismo apresentou chance 40% maior para HA (OR=1,44; IC95% 1,33-1,59) e a chance para cardiopatias foi 2 vezes maior (OR=2,06; IC95% 1,16-3,65). RCA apresentou chance 16% maior para HA (p<0,0001) e 2 vezes maior para cardiopatias, entre estes, prevalência de HA foi de 71,4% e de cardiopatias foi de 14,5%.

Conclusão: Métodos simples de avaliação antropométrica, como a circunferência abdominal, peso e altura, por meio da estimativa do RC e do Índice de Massa Corporal, são viáveis e podem contribuir para prevenir doenças cardiovasculares, incluindo hipertensão, na população. Os resultados foram discutidos.

Endereço: http://177.38.96.106/index.php/revista/article/view/521

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.