Prevalência de Obesidade e Associação do índice de Massa Corporal com Fatores de Risco em Professores da Rede Pública

Por: Debora Dornelas Ferreira Tavares, , Luciana Moreira Lima, Osvaldo Costa Moreira, , Raquel Rodrigues Britto, Renata Aparecida Rodrigues de Oliveira e Rômulo José Mota Júnior.

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano - v.17 - n.6 - 2015

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar a prevalência de sobrepeso e obesidade, além da associação entre o índice de massa corporal (IMC) com os fatores de risco cardiovascular em professores da rede pública. Foi realizado um estudo transversal em 200 professores da educação básica de Viçosa-MG. Avaliaram-se o IMC, a circunferência de cintura (CC), a relação cintura-quadril (RCQ), o percentual de gordura corporal (%GC), a pressão arterial sistólica e diastólica, a glicemia de jejum, o colesterol total, a lipoproteína de alta e baixa densidade (LDL-C), os triglicerídeos e o número de passos diários. Avaliaram-se as associações entre o IMC (variável independente) e demais variáveis (variável dependente) por meio da regressão linear. Foram encontrados 58% de excesso de peso entre os professores, sendo que 20% apresentaram obesidade. Entre o sexo feminino, todos os fatores de risco foram estatisticamente diferentes entre o grupo com sobrepeso e/ou obesidade comparados ao grupo classificado com IMC normal, exceto para o colesterol total e LDL-C. O valor de passos diários apresentou tendência de redução com o aumento do IMC. A análise de regressão linear mostrou associação positiva entre o IMC e as demais medidas antropométricas, pressóricas e bioquímicas, porém, após correção pela idade, apenas observou-se associação com as variáveis antropométricas (CC, RCQ e %GC). Foi encontrada uma elevada prevalência de sobrepeso/obesidade nos professores da educação básica. O indicador de obesidade geral (IMC) não apresentou associação com os fatores de risco cardiovascular, quando ajustado em função da idade. 

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/view/1980-0037.2015v17n6p742

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.