Resumo

Os movimentos das crianças, inicialmente, são caracterizados por ações inconsistentes e imprecisas, mas com a prática e a experiência, os padrões motores tornam-se mais refinados e apresentam melhor coordenação e controle. No entanto, não é raro observar crianças que manifestam certas dificuldades de movimento, podendo interferir nas relações sociais, emocionais, afetivas e escolares das crianças. O estudo investigou a prevalência de Desordem Coordenativa Desenvolvimental (DCD) em escolares com idade entre 7 e 10 anos e, em que tarefas motoras as crianças com provável DCD e risco de DCD apresentam maior dificuldade motora. Foram avaliadas 581 crianças, matriculadas regularmente do 2º ao 5º ano do ensino fundamental de escolas públicas de Maringá-PR, por meio da bateria II e III do teste Movement Assessment Battery for Children (MABC). Os resultados indicaram que 78,1% das crianças apresentam Desenvolvimento Típico (DT), 10,5% de crianças com risco de Desordem Coordenativa Desenvolvimental (Risco de DCD) e 11,4% de crianças diagnosticadas com potencial Desordem Coordenativa Desenvolvimental (Potencial DCD). Portanto, os resultados demonstraram alta prevalência da população para Risco de DCD e potencial DCD, o que prediz níveis desfavoráveis na aquisição e aperfeiçoamento das habilidades fundamentais, podendo, assim, prejudicar a continuidade do processo de desenvolvimento motor das crianças. A maior dificuldade motora encontrada pelas crianças que apresentaram DT foi nas habilidades manuais, enquanto que para as crianças identificadas com provável DCD e risco de DCD foi nas habilidades com bola.

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