Integra

INTRODUÇÃO: O sedentarismo é considerado um dos principais males que acomete a sociedade moderna. O estilo de vida sedentário causa diversos problemas e é responsável pelo surgimento de doenças nãotransmissíveis. Apesar do grande número de pesquisas que relacionam os benefícios da atividade física e da crescente divulgação desses benefícios, ainda é alta a prevalência da inatividade física na população.

OBJETIVO: Investigar a prevalência de doenças não transmissíveis entre mulheres sedentárias.

METODOLOGIA: Aplicou um questionário contendo 5 questões abertas e fechadas. Selecionou-se 29 mulheres acima de 50 anos.

 RESULTADOS: notou-se que (n=21) 72,4% são portadoras de doenças não transmissíveis. Tabela 1. Distribuição de freqüência de doenças não transmissíveis por sistema orgânico. SISTEMAS F.A. F.R.Circulatório,cardíaco 18 87,7 Respiratório 14 66,6 Digestivo 5 23,8 Nervoso 2 9,5 Osteomuscular 2 9,5 Endócrino 1 4,7 F.A... freqüência absoluta F.R...freqüência relativa

CONCLUSÃO: A partir dos resultados nota-se que há alta prevalência de doenças não transmissíveis. Indicamos que seja promovido programa de atividade física, tendo por objetivo combater o sedentarismo, como forma de reduzir e prevenir as doenças não transmissíveis.