Prevalência e Fatores Associados a Sarcopenia em Mulheres Idosas Residentes em Comunidade

Por: José Ailton Oliveira Carneiro, Marcos Henrique Fernandes, Paloma Andrade Pinheiro, Raildo da Silva Coqueiro e Thaliany Dutra.

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano - v.17 - n.4 - 2015

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo objetivou identificar a prevalência e fatores associados a sarcopenia em uma população idosa residente em comunidade do nordeste Brasileiro. Trata-se de estudo transversal tendo como participantes 173 mulheres com idade igual ou superior a 60 anos, residentes na zona urbana do município de Lafaiete Coutinho-Bahia, Brasil. As associações entre sarcopenia (definida através da diminuição da massa e força muscular e/ou performance) e as variáveis independentes incluindo características sócio-demográficas, comportamentais e condições de saúde, foram testadas por meio da técnica de regressão logística. O nível de significância adotado foi de 5%. A prevalência de sarcopenia da população estudada foi de 17,8%. A técnica de regressão logística apontou que apenas as variáveis idade avançada (p = 0,005) e hospitalização nos últimos 12 meses (p = 0,009) apresentaram significância estatística. Conclui-se que há significante prevalência de sarcopenia em idosos residente em comunidade com condições de saúde desfavoráveis; e apontou maior relação com idade superior a 80 anos e hospitalização nos últimos 12 meses.

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/view/1980-0037.2015v17n4p460

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.