Prevalência e Fatores Associados Aos Comportamentos Sedentários em Adolescentes

Por: Ana Paula Muraro, Isabela Prado Domingos, Márcia Gonçalves Ferreira, Paula Jaudy Pedroso Dias, Regina Maria Veras Gonçalves- Silva e Rosely Sichieri.

Revista de Saúde Pública - v.48 - n.2 - 2014

Send to Kindle


Resumo

Analisar a prevalência e fatores associados aos comportamentos sedentários em adolescentes.Estudo transversal com adolescentes de 10 a 17 anos de idade, de ambos os sexos, pertencentes a uma coorte de nascimentos entre 1994-1999 na cidade de Cuiabá, Mato Grosso, Brasil. Para o levantamento dos dados, foi utilizado um questionário contendo informações sociodemográficas, econômicas e de estilo de vida e aferição de dados antropométricos. Determinou-se como comportamento sedentário o uso de televisão e/ou computador/vídeo games por um tempo igual ou superior a 4 horas/dia. Avaliou-se a associação de comportamentos sedentários com o índice de massa corporal, tanto na infância quanto na adolescência, e com variáveis sociodemográficas e comportamentais por meio de regressão logística hierarquizada.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0034-89102014000200266&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.