Prevalência e Fatores Associados Ao Excesso de Peso em Adolescentes de Salvador, Bahia, Brasil

Por: Ana Marlúcia O. Assis, Deivis Elton Schlickmann Frainer, Lucivalda Pereira Magalhães de Oliveira, Maria da Conceição Monteiro da Silva, Mauricio Lima Barreto, Mônica Leila Portela de Santana e Nedja Silva dos Santos.

Revista Brasileira de Medicina do Esporte - v.17 - n.2 - 2011

Send to Kindle


Resumo

OBJETIVO: Estimar a prevalência e identificar fatores associados ao excesso de peso em adolescentes. 
MÉTODOS: Trata-se de um estudo transversal. Foram selecionados 426 adolescentes de 10 a 18 anos, da cidade de Salvador, região Nordeste do Brasil, por um processo de amostragem por conglomerados, aleatória em três estágios. Os dados sobre a frequência de consumo alimentar e atividade física, maturação sexual, medidas antropométricas e covariáveis foram coletados. O estado nutricional foi classificado por meio dos pontos de corte baseados no índice de massa corporal de crianças e adolescentes brasileiros. As características sexuais secundárias foram autorreferidas pelos avaliados. Os adolescentes que realizaram mais de 300 minutos de atividade física moderada por semana, foram considerados fisicamente ativos. A etnia foi classificada pela cor da pele e atributos físicos. 
RESULTADOS: A prevalência de excesso de peso para ambos os sexos foi de 14,3%. Estimou-se que a maturação sexual precoce (Razão de Prevalência ajustada = 2,12, IC95% = 1,10-4,05) e insuficientes níveis de atividade física (RP ajustada = 1,85, IC95% = 1,01-3,41), ajustados pela idade (RP ajustada = 1,77, IC95% = 0,97-3,24), são associados, de forma independente, ao excesso de peso em adolescentes de Salvador. 
CONCLUSÕES: O excesso de peso pode ser considerado elevado entre os adolescentes da cidade de Salvador. Consideram-se necessárias a adoção de políticas públicas de prevenção e combate precoce ao excesso de peso corporal que melhorem o estimulo, disponibilidade e acesso à prática continuada e sistemática da atividade física em nível populacional.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922011000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.