Resumo

Objetivos:
(a) descrever a prevalência isolada e agregada dos fatores de risco das doenças cardiovasculares (FRDCV); (b) verificar a influência do sobrepeso-obesidade no desenvolvimento dos FRDCV em mulheres idosas.

Métodos e Resultados:
A amostra foi composta por 45 indivíduos do sexo feminino com idades entre 60 e 75 anos, selecionadas voluntariamente para participar de um programa de treinamento de força. Para avaliação da composição corporal, utilizou-se o índice de massa corporal (IMC), categorizado em normal, sobrepeso-obesidade de acordo com os critérios propostos pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Os FRDCV investigados foram: sobrepesoobesidade, hipertensão arterial, diabetes mellitus, tabagismo, colesterol, estresse, angina, arritmia. Os FRDCV que apresentaram maior prevalência foram: pressão arterial 26,8 % e colesterol 14,3%; 44% da amostra apresentam sobrepeso-obesidade. Aproximadamente 75,6% da amostra apresentou agregação entre 7 e 8 FRDCV, o restante apresentou agregação entre 4 a 6 fatores.

Conclusão:
No entanto, de acordo com os resultados do Teste do X2 de Pearson não houve associação significativa entre a ocorrência do sobrepeso-obesidade com os FRDCV, analisados de forma isolada e agregada (p<0,05). O presente estudo sugere uma prevalência bastante acentuada de FRDCV na população de mulheres idosas. Contudo, ao contrário do esperado, o sobrepeso-obesidade não apresentou associação com o desenvolvimento dos fatores estudados. Mais estudos são necessários para identificar a relação do IMC com os FRDCV desenvolvidos na terceira idade.