Prevalência de Hábitos Posturais Inadequados de Escolares do Ensino Fundamental da Cidade de Teutônia: Um Estudo de Base Populacional

Por: Adriane Vieira, Carlos Leandro Tiggemann, Cláudia Tarragô Candotti, Maira Cristina Wolf Schoenell e Matias Noll.

Revista Brasileira de Ciências do Esporte - v.35 - n.4 - 2013

Send to Kindle


Resumo

Este estudo teve como objetivo verificar a prevalência de hábitos posturais inadequados de escolares do Ensino Fundamental da cidade de Teutônia, estado do Rio Grande do Sul, Brasil, a partir de um estudo de base populacional. Os 1597 escolares participantes responderam o questionário autoaplicável denominado Back Pain and Body Posture Evaluation Instrument (BackPEI). Os resultados demonstraram alta prevalência de hábitos posturais inadequados nas seguintes posturas: sentar para escrever e para utilizar o computador, sentar em um banco, além de pegar objeto do solo. Verificou-se também que os escolares permanecem por muito tempo na posição sentada em frente ao computador e à televisão, e não dormem a quantidade de horas necessária por dia. Estudos desta natureza podem subsidiar o trabalho preventivo dos professores de Educação Física, no ambiente escolar.

Endereço: http://cbce.tempsite.ws/revista/index.php/RBCE/article/view/1343

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.