Prevalência de Lesões em Atletas de Voleibol de Diferentes Categorias

Por: Alessandro Haupenthal, Caroline Ruschel, Elisa Dell’ Antonio, Renato Back, Suzana Matheus Pereira e Thiago Gonsaga de Souza.

Arquivos em Movimento - v.9 - n.2 - 2013

Send to Kindle


Resumo

Este estudo investigou a prevalência de lesões em atletas de voleibol considerando as regiões anatômicas atingidas e os diagnósticos. A amostra foi composta por 299 sujeitos de ambos os sexos, participantes da fase estadual dos Jogos Abertos de Santa Catarina (categoria adulto) e Joguinhos Abertos de Santa Catarina (categoria infanto-juvenil). Os sujeitos foram divididos em dois grupos: o grupo 1 foi formando por 201 atletas da categoria infanto-juvenil e 98 atletas da categoria adulto integraram o grupo 2. Os dados foram obtidos através do questionário ‘Perfil do Campeão’ da rede CENESP e analisados através da estatística descritiva e inferencial (teste qui-quadrado). Os resultados evidenciam a prevalência de lesões nos membros inferiores, com destaque para o tornozelo e joelho. Os diagnósticos mais citados foram entorses e tendinites. Os atletas do grupo 2 foram significativamente mais acometidos em relação aos atletas no grupo 1 (p


 

Endereço: https://revista.eefd.ufrj.br/EEFD/article/view/328

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.