Prevalência de Sobrepeso e Obesidade em Alunos de Escolas Privadas do Município de Presidente Prudente – Sp

Por: Arli Ramos de Oliveira, Enio Ricardo Vaz Ronque, Ismael Forte Freitas Júnior, Lucas Agostini, Rômulo Araújo Fernandes e Sandra Satie Kawaguti.

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano - v.9 - n.1 - 2007

Send to Kindle


Resumo

O objetivo do estudo foi descrever a prevalência de sobrepeso e obesidade entre escolares da rede privada de ensino do município de Presidente Prudente - SP. A amostra foi composta por 1215 jovens de ambos os sexos e idade entre 10 e 17 anos. Foram coletados valores referentes à massa corporal e estatura. Para indicação do estado nutricional, foi calculado o Índice de Massa Corporal e utilizada a tabela internacional de referência proposta por Cole et al.12. Os dados são apresentados em valores de média, desvio padrão e freqüência. Foram utilizados os testes Qui-quadrado e “t” de Student para comparação entre freqüências e médias, respectivamente. Valores de p inferiores a 5% foram considerados estatisticamente signifi cantes e todo o tratamento estatístico foi realizado no software específico SPSS 10.0. Verificou-se que a prevalência de sobrepeso e obesidade foi de 35,7% para o sexo masculino, 20% para o feminino e 28,6% para a amostra total, sendo a prevalência no sexo masculino superior a observada no feminino (p = 0,001). Assim, conclui-se que os altos valores de sobrepeso e obesidade observados entre os escolares de Presidente Prudente, principalmente entre os indivíduos do sexo masculino, servem como forma de alerta e indicam a necessidade de intervenção por parte de profi ssionais da área da saúde em meio escolar.

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/view/4029

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.