Prevalência de Sobrepeso e Obesidade em Crianças e Adolescentes Escolares de Montes Claros–MG

Por: A. L. R. Freitas, A. M. Aquino Júnior, Alex Sander Freitas, J. A. Miranda e L. C. Silva.

XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Objetivos:
A obesidade é uma epidemia que atinge grande parte da população, e pode se manifestar na infância, adolescência e vida adulta. O objetivo do trabalho foi determinar a prevalência de sobrepeso e obesidade em crianças e adolescentes escolares de Montes Claros - MG.

Métodos e Resultados:
O estudo de corte transversal, descritivo e análise quantitativa, teve uma amostra de 444 crianças e adolescentes, entre 7 e 14 anos. As medidas antropométricas foram realizadas de acordo com os parâmetros propostos por Lohman et al. (1988). Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva utilizando média, desvio padrão e freqüência através do software SPSS 16.0 for Windows. Para determinar as prevalências de sobrepeso e obesidade utilizamos os critérios de Cole et al (2000), CDC ( 2000) e Must et al (1991), nas comparações entre os gêneros utilizamos o teste “t” de Student para amostras independentes com p≤0,05. Observou-se que em relação ao IMC, respectivamente aos critérios utilizados, as prevalências de sobrepeso foram 11,0%, 9,5% e 10,6% e para obesidade 5,0%, 6,10% e 7,0%. No somatório das dobras cutâneas, as meninas apresentaram valores mais elevados que os meninos com 77,78±25,42mm e 72,56±29,41mm respectivamente, com diferença significativa sendo p=0,046. Na classificação da percentual de gordura (%G) 52,7% dos participantes obtiveram um %G adequado, e 47,3% estão com %G em níveis elevados.

Conclusão:
Fica evidenciado que tanto em relação ao IMC quanto ao %G, os valores encontrados são preocupantes, caracterizando um quadro de alerta em relação ao desenvolvimento da obesidade na infância e adolescência em Montes Claros – MG.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.