Prevalência de Sobrepeso e Obesidade em Escolares de Seis Escolas da Rede Municipal de Porto Alegre–RS

Por: Adriano Detoni Filho, Flavia Meyer, Michelle Guiramand, Roberto Fernandes da Costa e Rossana Candiota Nogueira.

XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Objetivos:
Verificar o estado nutricional em escolares de seis escolas da rede municipal de ensino da cidade de Porto Alegre – RS.

Métodos/Resultados:
Foi utilizado o método de amostragem por conglomerados, selecionando por meio de sorteio seis escolas municipais de Porto Alegre. A amostra foi composta por 195 escolares entre sete a 10 anos. Foi avaliada a massa corporal, estatura, perímetros (abdominal e braquial) e cinco dobras cutâneas (tríceps, subescapular, suprailíaca, abdominal e coxa). Para determinação do estado nutricional foi utilizado IMC por idade e sexo. A prevalência de sobrepeso e obesidade encontradas foram de 25,7% entre os meninos e de 32,1% entre as meninas. Ao analisarmos os valores de sobrepeso e obesidade separadamente, 17,3% dos meninos e 20,9% das meninas foram classificados sobrepesados, enquanto 8,4% dos meninos e 11,2% das meninas foram qualificados obesos. Ao analisarmos as medidas das dobras cutâneas verificamos que os valores são bem parecidos entre o grupo de crianças sobrepesadas e obesas.

Conclusão:
Os escolares das seis escolas apresentam alto índice de sobrepeso e obesidade. De acordo com os resultados encontrados, as meninas obtiveram em média valores três pontos percentuais maiores do que os meninos comparando somente sobrepeso ou obesidade, mas seis pontos percentuais ao somarmos o estado nutricional. Os resultados corroboram as mudanças no estilo de vida das crianças de hoje em dia, que com o avanço da tecnologia e o aumento da violência não brincam mais nas ruas e em parques, ficando mais tempo na frente de aparelhos eletrônicos.

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.