Principais Lesões e Queixas de Dor em Atletas da Ginástica Artística

Por: Adriano Detoni Filho, Mariana Nolde Pacheco e Michelle Guiramand.

XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Objetivos:
Verificar quais são as principais queixas de dor, lesões e suas causas que afetam atletas de ginástica artística.

Métodos/Resultados:
Consistiu de uma revisão bibliográfica onde foram lidos e analisados 20 artigos buscados diretamente nas bases de dados MEDLINE, LILACS, SciELO, Scopus e PUBMED de 2001 a 2011. Nos artigos analisados, a idade das atletas variou de 6 a 20 anos. As principais queixas de dores foram tanto nos membros superiores, como em membros inferiores, tendo como características lesões que variavam entre os membros. Nos membros superiores predominam lesões de fase crônica, diferentemente nos membros inferiores onde predominam lesões em maior parte na fase aguda. As principais lesões encontradas são nas regiões dos ombros, seguidas dos punhos, cotovelos, tornozelos e joelhos. As principais causas de lesões no sexo feminino são decorrentes de exercício de saltos, consequentemente afetando mais os membros inferiores, enquanto no sexo masculino predominam lesões em exercícios de apoios e suspensão, acarretando maiores lesões nos membros superiores.

Conclusão:
Através dessa revisão pudemos identificar que as principais queixas e lesões de atletas da ginástica artística variavam principalmente em função do sexo e do tipo de exercício praticado, demonstrando a importância de um treino individualizado e de estratégias de prevenção de lesões de acordo com o tipo de atividade mais praticada no grupo, por parte dos treinadores.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.