Procedimentos Didáticos-metodológicos Utilizados Pelos Professores da Apae no Processo de Alfabetização dos Alunos Portadores de Deficiência Mental Moderada

Por: Terezinha de Fátima Aguiar de Lima.

134 páginas. 2002

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Resumo

O objetivo desta pesquisa foi identificar os procedimentos didáticos-metodológicos ,utilizados pelos professores da APAE no processo de alfabetização dos alunos ,Portadores de Necessidades Educativas Especiais na área mental em nível ,moderado. Esta pesquisa caracterizou-se como sendo um estudo longitudinal onde ,investigou-se padrões de mudanças ocorridos durante a vida escolar dos alunos ,PNEE de uma escola especial da APAE. Neste sentido, procuro ao longo dos ,capítulos, encaminhar as discussões na tentativa de encontrar resposta ao seguinte ,questionamento: Quais os procedimentos didáticos-metodológicos utilizados pelos ,professores da APAE para a efetivação do processo de leitura e escrita da pessoa ,classificada como deficiente mental moderado? Para tanto, a população deste estudo ,foi constituída por alunos considerados deficientes mentais moderados de acordo ,com a avaliação prescrita em suas fichas individuais, e que se encontraram ,regularmente matriculados entre os anos 1996 a 2000 na APAE de Umuarama ,cidade situada na região noroeste do estado do Paraná. Dentre a população de 252 ,alunos PNEE em nível mental moderado da escola especial "APAE"’ escolhida para ,a pesquisa, selecionou-se intencionalmente apenas aqueles que atendiam aos ,critérios estabelecidos para compor a amostragem deste estudo. Assim, estudou-se ,cinco alunos num total de 25 pastas, sendo que as pastas estudadas pertenciam a ,classes e professores distintos. Em termos estruturais, esta dissertação está assim ,organizada: no primeiro capítulo apresenta-se os fundamentos da educação especialressaltando o processo histórico de criação e estruturação da APAE no Brasil e no ,Estado do Paraná; no segundo capítulo discute-se as diferentes concepções acerca ,do que venha a ser a deficiência mental e, mais especificamente, o que tem sido ,entendido como deficiência mental moderada; no terceiro capítulo apresenta-se ,considerações acerca do processo de aquisição da leitura e da escrita de modo geral ,e. posteriormente, de forma mais específica, sobre os portadores de deficiência ,mental em nível moderado. No quarto capítulo analisa-se e discute-se os ,procedimentos didáticos-metodológicos utilizados pelos professores da APAE ,durante o processo de alfabetização dos alunos portadores de deficiência mental em ,nível moderado, Conclui-se que os procedimentos didáticos-metodológicos ,utilizados pelos professores da APAE no processo de alfabetização dos alunos ,PNEE em nível mental moderado embasa-se numa proposta tradicional de ensino. Assim, os objetivos, as estratégias de ensino e o tipo de avaliação não se constituem ,numa proposta inovadora capaz de propiciar aos alunos o desenvolvimento ,significativo da leitura e da escrita. Os resultados encontrados apontam, portantopara a necessidade de os professores direcionar um encaminhamento metodológico ,diferenciado, em que a criança portadora de deficiência mental passe a ser o sujeito ,na busca do seu conhecimento possibilitando, à criança ir além dos conhecimentos ,concretos, o que implica estimulá-la a codificar as suas experiências, ou sejarepresentar operando com símbolos.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=2056&listaDetalhes%5B%5D=2056&processar=Processar

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