Processo de Criação e Validação de Um Sistema de Realidade Aumentada e Virtual Para o Ensino de Um Gesto Esportivo: Ushiro-ukemi

Por: .

163 páginas. 2010 00/00/0000

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo objetivou criar e validar sistemas de Realidade Aumentada (RA) e Virtual (RV) para ajudar a promover a aprendizagem de uma habilidade esportiva: ushiro-ukemi (rolamento para trás do Judô). Os sujeitos eram 508 estudantes (10,35 + 2 anos) de Colégio Pedro II, separou pelo conhecimento prévio sobre o tema. O grupo de controle (G0) não recebeu nenhuma instrução. Os grupos experimentais receberam diferentes abordagens de ensino: aula de Judô tradicional (G1), aula auxiliada por sistema de RA baseada em projeção (G2), livro aumentado (G3), livro digital e aula de Judô tradicional (G4 e G5). Estudos preliminares tiveram que ser desenvolvidos para se fazer o estudo experimental: a caracterização de ushiro-ukemi, a modelagem e animação humana virtual em 3D, os sistemas de RA, história em quadrinhos sobre ushiro-ukemi, o livro digital (RV), o livro aumentado (RA), criação e verificação da validade e fidedignidade do questionário e do teste motor. Finalmente durante o estudo experimental, ANOVA de Kuskal-Wallis mostrou diferença significativa entre grupos para os resultados do questionário (p <0,0001) e do teste motor (p <0,001). O teste de comparação múltipla entre as médias do ranqueamento mostrou que G0 diferiu significativamente de todos os outros grupos nos resultados do questionário e resultados de teste de motor. G2 tirou 6,7 (mediana) e diferiu significativamente (p <0,05) de todos os outros grupos para os resultado do teste de motor. Todos os grupos experimentais apresentaram evidência de validade como ferramentas auxiliares de ensino para aulas de Educação Física e Esporte.

Endereço: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=181378

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.