Resumo

O handebol é uma modalidade dinâmica, na qual o embate entre os atacantes e os defensores resulta em cenários técnico-táticos de alta complexidade e imprevisibilidade. Os sistemas defensivos são concebidos a partir de diferentes características dos jogadores da própria equipe e da equipe adversária. A escolha pelo sistema defensivo 3:3 demanda dos defensores rápidas tomadas de decisão mediante as ações ofensivas, como os cruzamentos e as trocas de postos específicos (ou permutas), conforme detalhadas neste texto. O objetivo deste estudo é apresentar diferentes situações de cruzamentos e permutas ofensivas, as possíveis respostas defensivas e, posteriormente, apontar possibilidades pedagógicas para o ensino-aprendizagem-treinamento (EAT) de tais situações. Desta forma, a partir das situações mapeadas é possível apontar possíveis estratégias defensivas, de modo que dificultem ao máximo a criação de espaços pelos atacantes. As possibilidades de intervenção apontadas neste estudo servem como balizadores, aos técnicos, para o processo de EAT do sistema defensivo 3:3, e não como soluções definitivas para os cenários apresentados.

Referências

ANTÓN GARCÍA, J.L. Balonmano: táctica grupal ofensiva. Concepto, estructura y metodología. Madrid: Gymnos Editorial, 1998.

ANTÓN GARCÍA, J.L. Balonmano: perfeccionamiento e investigación. Barcelona: INDE Publicaciones, 2000.

BAYER, C. O ensino dos desportos colectivos. Lisboa: Dinalivros, 1994.

DIETRICH, K.; DÜRRWÄCHTER, G.; SCHALLER, H.J. Os grandes jogos: metodologia e prática. Rio de Janeiro: Ao livro técnico, 1984.

FERNÁNDEZ ROMERO, J.J.; CASAIS MARTÍNEZ, L.; VILA SUÁREZ, H.; CANCELA CARRAL, J.M. Balonmán: manual básico. Santiago: Edicións Lea, 1999.

GARCÍA CUESTA, J. Balonmano. Madrid: Comitê Olímpico Espanhol, 1991.

GALATTI, L.R.; PAES, R.R. Pedagogia do esporte e a aplicação das teorias acerca dos jogos esportivos coletivos em escolas de esportes: o caso de um clube privado de Campinas – SP. Conexões, v.5, n.2, p.31-44, 2007.

GARGANTA, J. O ensino dos jogos desportivos. 3.ed. Centro de Estudos dos Jogos Desportivos, Universidade do Porto, 1998.

GRECO, P.J. Métodos de ensino-aprendizagem-treinamento nos jogos esportivos coletivos. In: GARCIA, E.S.; LEMOS, K.L.M. Temas Atuais VI em Educação Física e Esportes. Belo Horizonte: Saúde Ltda., p.48-72, 2001.

MENEZES, R.P. O ensino dos cruzamentos e das trocas de postos específicos no handebol: uma abordagem a partir de diferentes métodos de ensino. Arquivos em Movimento, v.7, n.2, p.55-69, 2011a.

MENEZES, R.P. Modelo de análise técnico-tática do jogo de handebol: necessidades, perspectivas e implicações de um modelo de interpretação das situações de jogo em tempo real. 2011. 303f. Tese (Doutorado) - Curso de Educação Física, Faculdade de Educação Física, UNICAMP, Campinas, 2011b.

MENEZES, R.P. Contribuições da concepção dos fenômenos complexos para o ensino dos esportes coletivos. Motriz, v.18 n.1, p.34-41, 2012a.

MENEZES, R.P. O ensino dos meios técnico-táticos ofensivos individuais do handebol por intermédio de jogos nas categorias mirim e infantil. Arquivos em Movimento, v.8, n.1, p.53-68, 2012b.

MENEZES, R.P. Possibilidades de ensino-aprendizagem no handebol: análise do sistema defensivo 3:3. Cadernos de Formação RBCE, v.4, p.70-82, 2013.

NÉ, R.; BONNEFOY, G.; LAHUPPE, H. Enseñar balonmano para jugar em equipo. 1.ed. Barcelona: INDE Publicaciones, 2000.

PANFIL, R. A paradigm for identifying ability competition (providing examples of sport game and fight). Human Movement, v.12, n.1, p.16-23, 2011.

RICCI, G.S.; REIS, H.H.B.; MENEZES, R.P.; DECHECHI, C.J.; RAMARI, C. Avaliação da aprendizagem do handebol por jovens entre 11 e 14 anos a partir do método situacional. Pensar a Prática, v.14, n.1, p.1-18, 2011.

Acessar Arquivo