Resumo

O presente estudo discorre sobre o processo de evolução da aplicação dos conteúdos na educação física escolar: do higienismo à bncc. Foi realizada uma revisão literária do ano de 2022. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória com abordagem qualitativa. A pesquisa busca conhecer o processo de evolução dos conteúdos da educação física escolar, descrevendo cada etapa deste processo. O estudo tem como objetivo geral conhecer o processo de evolução dos conteúdos da educação física escolar. Entre os específicos estão: descrever como a educação física escolar deixou de ser uma disciplina somente prática e tecnicista; identificar como se tornou uma disciplina que trabalha seus conteúdos na concepção conceitual e atitude de forma a proporcionar a integração e construção de possibilidades reais e busca descobrir a apropriação do conhecimento e aprendizagem significativa para o aluno. O referencial teórico foi construído a partir de pesquisas bibliográficas realizadas no Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e Manuais do Ministério da Educação (MEC), com publicações entre os anos de 1995 a 2022. Considera-se, com esta pesquisa, que a preocupação de como ocorre a construção do conhecimento, na tendência desenvolvimentista, ainda ocorre a predominância dos conteúdos procedimentais, deixando o conhecimento teórico em segundo plano. Já na abordagem construtivista a aplicação teórica passa a ser mais valorizada, propondo que este seja através de jogos e atividades lúdicas. Percebe-se desta forma que as diversas abordagens da educação física escolar sofreram influências sócio-políticas dos seus momentos históricos e muitas delas ainda repercutem nos dias atuais.

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