Integra

Introdução: O Brasil vem vivendo uma fase em que há um notável aumento de tenistas juvenis competitivos,  orém, o caminho até o profissionalismo é longo e árduo, tendo como resultado a quantidade de ótimos  enistas juvenis que não alcançam o profissionalismo.

 Objetivo: Obter informações a respeito do processo de formação de tenistas talentosos e os consequentes  atores que contribuíram para o alcance do profissionalismo.

 Metodologia: A amostra foi composta por cinco tenistas brasileiros profissionais, caracterizados por terem  ontos na ATP (Associação dos Tenistas Profissionais). A pesquisa foi constituída através de um delineamento  ualitativo, que utilizou como instrumento uma entrevista composta por 3 perguntas abertas, elaboradas para  xplorar o contexto de formação do talento no tênis. Para a análise dos resultados foi utilizado o "Discurso do Sujeito Coletivo" (Lefèvre & Lefèvre, 2003).

Conclusão: Ao analisar as respostas atribuídas para cada questão, pode-se observar a importância que os  rofissionais (professores) tiveram no desenvolvimento destes tenistas talentosos, tanto na iniciação como  osteriormente, no treinamento, onde podemos destacar a palavra "ajuda" que esteve presente em todos os  iscursos. No que se diz respeito ao planejamento dos treinos, o presente estudo demonstra a falta de  rofissionalismo nas fases iniciais do processo de formação, e a posterior preocupação apenas quando este  atleta) demonstra possuir algum potencial para seguir carreira profissional. Tal afirmação corrobora com o  ato do destaque destes atletas ter ocorrido em um processo longitudinal, no qual o destaque foi atingido com   tempo, contribuindo com as discussões acerca do processo de treinamento a longo prazo (TLP).