Resumo

Historicamente, a Educação Física no Brasil foi influenciada por diferentes concepções ao longo do tempo, caracterizando a construção da identidade desse componente curricular e, por consequência influenciando diretamente as formas de avaliar. Atualmente este componente passa por reconfigurações, incluindo as práticas avaliativas. Neste sentido, a avaliação também evidencia o desenvolvimento da aprendizagem, a partir da reflexão e da construção coletiva, valorizando o conhecimento do aluno e a sua participação nos processos avaliativos. Para tanto, o presente estudo teve como objetivo analisar uma proposta de avaliação na Educação Física escolar, para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de duas escolas públicas, uma municipal e outra estadual de uma cidade do interior do estado de São Paulo. Pautada pela pesquisa qualitativa a investigação se caracterizou por um estudo exploratório, envolvendo 58 alunos como participantes. Os dados foram coletados por meio de entrevista coletiva, sendo registrados em filmagem, posteriormente transcritos e, em seguida, analisados com base em regularidades dos relatos ou particularidades que respondiam ao objetivo do estudo. Os dados evidenciaram: 1.A preocupação dos alunos com a questão comportamental, relacionada à disciplina e indisciplina, bem como, o respeito às regras das atividades, no sentido de cumprilas e seguir o que foi combinado. Estes apontamentos revelam que as questões de relacionamento como as atitudes de cooperação foram valorizadas por um número significativo de alunos, enquanto as brigas e xingamentos foram reconhecidos como atitudes que deveriam envolver uma avaliação negativa. 2.A relevância da Educação Física para a saúde foi apontada pelos alunos como ponto importante, evidenciando um discurso no qual a prática de atividade física melhora a saúde e a qualidade da vida. 3.Sobre os conhecimentos específicos da área, houve o reconhecimento de alguns deles, já que os alunos deram relevo aos que foram abordados nas aulas, como os jogos, por exemplo. Tais resultados evidenciam que os processos avaliativos compartilhados (entre professor e aluno) dão visibilidade a uma ampliação da reflexão sobre a aprendizagem, demarcando uma experiência muito rica tanto para o aluno que reconhece as dificuldades e vislumbra as possibilidades quanto para o professor que pode identificar pontos de mudanças em seu modo de ensinar, adaptando-o a turma e ao contexto em que atua.

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