Processos Mediadores do Professor e do Aluno: Uma Abordagem Quali-quantitativa do Pensamento do Professor, da Interação Pedagógica e das Percepções Pessoais do Aluno na Disciplina de Educação Física

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2004 00/00/0000

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Resumo

INTRODUÇÃO 
A introdução do presente trabalho extravasa a descrição do percurso cumprido, dos métodos e instrumentos utilizados e dos procedimentos empregados. Esta apresentação se converte num momento de retrospecção sobre as convicções e propósitos iniciais do investigador e juízo de até que ponto as convicções se mantêm, após a experiência investigativa. Este é um momento de reflexão acerca dos fundamentos teóricos que ampararam o estudo e o processo de construção do conhecimento que dele resulta.  Esta reflexão pode resultar num momento conflituoso, na medida em que ao conhecimento inicial se soma uma expressiva massa crítica, transformando o sujeito que, numa concepção dialética, já não é o mesmo de quando se iniciou o processo. O conflito é ampliado quando se trilha caminhos ainda obscuros, os quais nem sempre permitem prever o ponto de chegada. Talvez, isto expresse o sentimento simultâneo de regozijo e cepticismo sobre a irrefutabilidade do conhecimento produzido, principalmente quando se recorre a procedimentos de alta inferência na lida com a subjetividade humana, com concepções, crenças 
pessoais e valores sociais, nem sempre unívocos.

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