Processos de Produção do Discurso Midiático-esportivo: Observando a Cobertura Jornalística dos Jogos Abertos de Santa Catarina/2007

Por: Cláudio Tonetti, Fernando Gonçalves Bittencourt, , Iracema Munarim e Paula Bianchi.

Caderno de Educação Física e Esporte - v.8 - n.15 - 2009

Send to Kindle


Resumo

Este estudo objetivou compreender os processos e as condições de produção jornalística, tomando como objeto de estudo a cobertura da etapa final dos 47º Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC), realizada na cidade de Jaraguá do Sul, em 2007. Para tanto, realizamos uma observação participante e travamos diálogo com profissionais de televisão, rádio e jornal. Fizemos registros em diários de campo e fotografias, descrevendo e interpretando a estrutura espacial, o sistema dos objetos e a ação dos jornalistas em sua prática. Foi possível constatar que a produção da notícia esportiva se revela como um poder de fazer ver (e fazer crer) ao mesmo tempo que apresenta limitações estruturais (econômicas, organizacionais, culturais) que restringem o trabalho jornalístico, bem como dificultam a reflexão sistemática sobre a realização de tal trabalho.

Endereço: http://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/2669

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.