Produção Acadêmica na Iniciação Científica: o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência Como Lócus de Produção do Conhecimento

Por: Desire dos Santos Delias, Franciele Roos da Silva Ilha, Jose Antonio Ribeiro, Leon Flores Cibeira, Mariana Teixeira da Silva, Mariângela da Rosa Afonso, Otavio Avila Pereira, Patricia Machado da Silva e Van Bremm de Oliveira.

Motrivivência - v.29 - n.52 - 2017

Send to Kindle


Resumo

A presente pesquisa objetiva investigar as interfaces da produção científica acadêmica do subprojeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (ESEF/UFPEL). Trata-se de uma pesquisa documental, que utilizou da análise de conteúdo da produção científica a partir do Congresso de Iniciação Científica (CIC/UFPEL) no período de 2013 a 2015. A partir dos achados foram extraídas duas categorias, a primeira com relação à formação inicial; e a segunda discutiu o impacto do PIBID na escola. Os resultados apontaram que as experiências de pesquisa, acenam para uma construção diferenciada no espaço da formação inicial, estágio e prática docente, revelando a complexidade da formação inicial; a segunda categoria revelou os impactos gerados pelo PIBID no contexto escolar oportunizando refletir e repensar a inovação e alternativas para o ambiente escolar. PEREIRA, Otávio Ávila et al. PIBID e a formação inicial de professor de Educação Física. IN: XXII Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pelotas. Pelotas. Anais... Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2013. PIBID-ESEF-UFPEL. Blog PIBID-ESEF-UFPEL. Disponível em: . Acesso em:11 jun. 2014. PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2004. (Coleção docência em formação. Séries saberes pedagógicos). SILVA, William Macedo et al. O impacto do PIBID na formação inicial de docentes em Educação Física na ESEF/UFPel. IN: XXII Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pelotas. Pelotas. Anais... Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2013. SILVA, Patricia Côrrea; SILVEIRA, Leonardo Lemos; VERONEZ, Luiz Fernando Camargo. Fatores que levam os graduandos do curso de Licenciatura em Educação Física a ingressarem e a evadirem-se do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. IN: XIV Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pelotas. Pelotas. Anais... Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2015. TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2002. UFPEL. Proposta Institucional PIBID - Edital nº 61/2013. Disponível em: . Acesso em: 14 mai. 2014. VEIGA NETO, Alfredo. Currículo, disciplina e interdisciplinaridade. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 17, nº 2, 1996, p. 128-137, jan. 1996. WIGGERS, Ingrid Dittrich et al. Um “raio-x” da produção do conhecimento sobre Educação Física Escolar: Análise de periódicos de 2006 a 2012. Movimento, Porto Alegre, v. 21, n. 3, p. 831-845, jul./set., 2015. ZEICHNER, Ken. Repensando as conexões entre a formação na universidade e as experiências de campo na formação de professores em faculdades e universidade. Educação, Santa Maria, v. 35, n. 3, p. 479-504, maio/ago. 2010.

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2017v29n52p245

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.