Resumo

Objetivo:
O presente estudo teve como objetivo levantar a produção científica sobre o tema, identificar estudos relativos ao esporte e analisar as tendências da produção acadêmica no país.

Métodos e Resultados:
Para tanto foi realizada pesquisa descritiva, exploratória e documental (Vergara, 2006). As informações foram obtidas através de busca eletrônica nos sítios do Banco de Teses da CAPES e das três Universidades Estaduais Paulistas (UEP) que oferecem cursos de pósgraduação (mestrado e doutorado), USP, UNICAMP e UNESP em novembro de 2011. A busca se deu inicialmente através de quatro descritores de forma isolada (organização não governamental, terceiro setor, projeto social e responsabilidade social) e, numa segunda etapa, cada um desses descritores combinados com o descritor “esporte”. As referências foram analisadas através de estatística descritiva quanto ao número de dissertações e teses e sua distribuição nos campos de conhecimento das ciências do esporte propostos por Haag (1994, apud TUBINO, 2002). Os porcentuais de teses e dissertações identificadas na CAPES conjugados com a palavra esporte em relação ao total da produção em cada descritor se situaram entre 0,65 e 1,80 (mestrado) e 0,74 e 2,86 (doutorado). Nas UEP os maiores porcentuais encontrados (7,69% e 18,18%) foram aqueles relativos a combinação de descritores Projeto Social e Esporte. Quanto aos campos de conhecimento, os seis estudos identificados nas UEP são abordados nos campos da Medicina (1), Sociologia (2), Pedagogia (2) e Economia (1).

Conclusão:
Concluímos que nas universidades paulistas a temática ainda não recebeu a devida atenção pelos pesquisadores em educação física e esporte.