Resumo

Em meados dos anos 2000, as atividades circenses passaram a figurar como tema de pesquisa na Educação Física brasileira, no entanto, grande parte desses estudos está centrada na região sudeste do país. Nesse contexto, o presente artigo objetiva apresentar um levantamento das produções científicas que abordam a atividade circense na região centro-oeste do Brasil. Para isso foi realizada uma revisão sistemática em duas bases de dados, utilizando descritores em português. Como critério de inclusão, instituiu-se artigos publicados no período de 2015 a 2020, em periódicos publicados em língua portuguesa. Foram encontrados 12 artigos de relevância para essa pesquisa, separados em 5 categorias; 1) circo como ferramenta pedagógica; 2) contribuições para o desenvolvimento da criatividade e expressão corporal; 3) formação continuada de professores; 4) formação do artista circense; 5) circo como manifestação capitalista. Mesmo sendo encontradas poucas produções em relação à região delimitada, pode-se notar que já começa a haver um aumento gradativo nas produções com essa temática. Com isso, existe um avanço no que diz respeito à pesquisa na área circense na região centro-oeste, visto que se trata de uma área do conhecimento pouco investigada em relação a outras.

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