Produção do Conhecimento Científico Sobre a Dança na Perspectiva Educacional

Por: e Priscila Raquel Tedesco da Costa Trevisan.

Revista da Educação Física - UEM - v.22 - n.3 - 2011

Send to Kindle


Resumo

Este estudo qualitativo investigou as produções do conhecimento científico referentes à dança na perspectiva educacional. Foi desenvolvida uma pesquisa exploratória com grupos cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, selecionados pelos termos “dança e educação”, e na Plataforma Lattes, para informações sobre as publicações que traziam a dança nos títulos dos artigos completos publicados em periódicos no período de 2005 a 2010. Os resultados, analisados descritivamente por Análise de Conteúdo Temático, indicam a predominância de publicações sobre dança na área de Artes, seguida pelas de Educação e Educação Física. Seu potencial de intervenção vem sendo evidenciado e reconhecido em uma perspectiva educativa nos estudos focalizados, especialmente associando-se à transdisciplinaridade e à educação estética em interface com os contextos sociais, culturais e terapêuticos. Devido à sua complexidade e abrangência, o campo de estudos sobre a dança apresenta lacunas que ainda necessitam novos direcionamentos e discussões por parte do meio acadêmico.

Endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/10058/7763

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.