Produção Cultural Infantil: Práticas Corporais Sob a ótica de Crianças

Por: álvaro Maurício Moura Paz Ribeiro.

2012

Send to Kindle


Resumo


Data de defesa:  10-Ago-2012
Referência:  RIBEIRO, Álvaro Maurício Moura Paz. Produção cultural infantil: práticas corporais sob a ótica de crianças. 2012. 99 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo:  Este trabalho de pesquisa é constituinte do processo da investigação acerca da produção cultural infantil nas diferentes tecnologias de expressão e comunicação. Tem como objetivo geral analisar a produção cultural de crianças, especificamente em vídeo digital, em ambiente escolar, considerando seu papel em um projeto de mídia-educação articulado à educação do corpo. Justifica-se em uma concepção de infância que se caracteriza no deixar de considerar as crianças como seres humanos pequenos, frágeis e tímidos porque vivem a experiência do tempo em sua humanização. Fez-se escolha por elementos da epistemologia qualitativa, sistematizada por González Rey (2005) para estabelecer relações entre as concepções teóricas evidenciadas e suas implicações metodológicas no processo de concretização desta pesquisa. A opção de realização do estudo na Escola Parque se deu pautada na condição inicial desta ocupar lugar privilegiado na educação do corpo das crianças integradas ao sistema de ensino do Distrito Federal. A pesquisa desenvolveu-se a partir de um projeto pedagógico na disciplina de Teatro/Oficina de vídeo. O grupo escolhido para a participação na pesquisa foi uma turma da 4ª Série de Ensino Fundamental, composta de 11 crianças. Utilizamos como instrumento de pesquisa a observação participante e a produção audiovisual em vídeo digital por parte das crianças, proposta no sentido de provocar a produção de sentidos nos participantes da pesquisa. Em análise, os três produtos colhidos em vídeo foram arranjados de maneira diferenciada, segundo relação das diversas mediações pedagógicas estabelecidas nos diferentes ambientes escolares – aula e recreio. 

Endereço: http://repositorio.unb.br/handle/10482/11590

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.