Produção de Conhecimento na Educação Física Sobre os Aspectos Socioculturais do Futebol

Por: Ana Raquel Mendes dos Santos, Clara Maria Silvestre Monteiro de Freitas, Emília Amélia Pinto Costa da Silva, Patrícia de Jesus Costa dos Santos e .

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.24 - n.3 - 2016

Send to Kindle


Resumo

O fenômeno esportivo tem recebido potencial destaque entre os pesquisadores da linha pesquisa sociocultural na área da Educação Física. Dentre os esportes mais investigados, encontra-se o futebol. Diante da relevância deste esporte na sociedade, torna-se necessário investigar o que está sendo discutido sobre este esporte na comunidade científica. Desta forma, este estudo objetivou identificar e analisar os indicadores bibliométricos dos artigos publicados nas revistas eletrônicas relacionadas à linha de pesquisa sociocultural da Educação Física, bem como discutir, à luz dos teóricos da sociologia do desporto, os aspectos socioculturais do futebol identificados nos estudos. Para a coleta de dados, analisaram-se os periódicos científicos eletrônicos de maior conceito acadêmico na Educação Física (B2 ou superior) e que apresentassem no seu escopo uma descrição das ciências do movimento humano, educação física, atividade física, lazer e esporte/desporto. Em seguida, visitou-se o site de cada periódico objetivando realizar um levantamento dos artigos publicados adotando como critérios de inclusão: publicações de 2009-2013, nos idiomas inglês, português, francês e espanhol, e que apresentassem no título o descritor “futebol”. Excluíram-se os artigos que não estavam disponíveis na íntegra, assim como estudos de revisão, ensaios, livros, teses, dissertações, resumos de livros e notas do editor. Após o levantamento, 23 artigos científicos foram selecionados. Dentre os estudos selecionados, observaram-se distintos elementos sociais do futebol que estão sendo discutidos na literatura científica, tais como: relações interpessoais, lazer, comportamento dos torcedores, consumo, violência, gênero, raça, percepção dos técnicos/árbitros e superação de deficiências. Sugere-se que mais estudos sejam realizados a fim de compreender os fenômenos ainda desconhecidos neste cenário esportivo.

Endereço: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/179

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.