Editora Livrum Editora. Brasil 2017. 399 páginas.

Sobre

Este livro se propõe divulgar os resultados finais do Projeto Temático, “PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: impacto do sistema de pós-graduação das regiões sul e sudeste do Brasil na formação e produção de mestres e doutores que atuam nas instituições de ensino superior da região nordeste”, desenvolvida no Grupo Paideia da Faculdade de Educação, da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP (proc. 2012/50019-7).

A pesquisa foi realizada no período de julho de 2012 a abril de 2016 com a participação de 79 pesquisadores distribuídos nos nove estados do Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe) e nas universidades colaboradoras do Sul e Sudeste: Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, Universidade de São Paulo - USP, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar e Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB.

As análises, discussões e interpretações dos resultados da pesquisa coletiva foram apresentadas no Seminário final do projeto, realizado na Universidade Federal da Bahia em dezembro de 2015. As principais comunicações do seminário foram selecionadas para compor este livro que conta a participação de 45 autores, distribuídos em 17 capítulos, que desenvolvem as temáticas gerais do projeto e apresentam especificamente os resultados da pesquisa em cada um dos nove estados.

O livro é essencial para a compreensão da problemática da construção do campo científico da Educação Física no Brasil.

As análises quantitativas e qualitativas da produção da Educação Física, Esporte e Lazer, tornam-se particularmente relevantes, no caso do Nordeste, onde são escassos os programas de pós-graduação stricto sensu.

Apesar das dificuldades decorrentes da migração dos pesquisadores para outras regiões e áreas de conhecimento registra-se uma significativa produção sobre a problemática da Educação Física na região.

Com base no universo de 691 pesquisas (dissertações e teses) produzidas pelos docentes que atuam em 123 cursos de Educação Física no Nordeste e registradas nos bancos de dados consultados (CAPES, CNPq) foram cadastradas 633 pesquisas (91.6%), e, desse total foram estudados 424 textos completos digitalizados (61,36%) com base nos quais foram realizadas as análises.

A dependência na formação dos pesquisadores da região Nordeste com relação a centros de ensino e de pesquisa localizados, predominantemente nas regiões Sul e Sudeste (37%) e no exterior (14%), ou em outras áreas da mesma região (43%) confirmam as hipóteses sobre a influência de perspectivas teóricas, metodologias que determinam a interpretação da problemática da Educação Física das regiões menos desenvolvidas como a do Nordeste e Norte. Os resultados apresentados neste livro verificam os impactos do desenvolvimento desigual da pós-graduação e a necessidade de novas politicais de ciência e tecnologia que superem as desigualdades regionais, os colonialismos, os modismos, as dificuldades metodológicas e as lacunas teóricas que interferem na construção do campo científico da Educação Física no Brasil.

Sumário

Acessar