Produção do Conhecimento em Lutas no Currículo da Educação Física Escolar

Por: Marcio Antonio Raiol Santos e Pedro Paulo Souza Brandão.

Movimento - v.25 - n.1 - 2019

Send to Kindle


Resumo

Este artigo tem como objetivos: analisar a produção acadêmica sobre o conteúdo Lutas no currículo da Educação Física escolar; apresentar um panorama das pesquisas na referida área e investigar os processos didático-metodológicos do ensino das Lutas na Educação Física escolar. Para atingi-los, nossa opção metodológica foi realizar um Estado da Arte da produção sobre a temática. Como resultados, apontamos que as Lutas, no contexto escolar, são um campo de pesquisa emergente. Uma série de fatores restringe a aplicação desse conteúdo na escola. Apesar de existirem várias propostas de sistematização do conhecimento das Lutas na Educação Física escolar, não há vinculação destas com as abordagens pedagógicas da Educação Física, tampouco é apresentada uma metodologia de ensino própria para tal conhecimento, sendo a Pedagogia do Esporte o principal embasamento das propostas. Há, portanto, a necessidade de ampliar a produção do conhecimento nesta temática para subsidiar a prática dos professores na escola.

Endereço: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/78143

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.