Produção do Conhecimento na Educação Física: Análise Epistemológica dos Anais do Grupo de Trabalho Temático Inclusão e Diferença do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (cbce) de 2003 a 2013

Por: Ilnah de Oliveira Fernandes.

2016

Send to Kindle


Resumo

Esta pesquisa tem como fonte de estudo e análise os artigos publicados nos anais do Grupo de Trabalho Temático Inclusão e Diferença do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (CONBRACE), entre os anos de 2003 e 2013. O objetivo geral é identificar as bases epistemológicas presentes na produção do conhecimento em Educação Física, a partir dos anais do citado Grupo de Trabalho Temático (GTT), e como estas bases respondem à questão da inclusão de alunos com deficiência. Com este intuito, apresentamos como se instituem as relações entre a caracterização da pesquisa, as principais temáticas abordadas e as perspectivas de inclusão em cada abordagem encontrada. Utilizando um instrumento de análise em consonância com a matriz paradigmática, que aponta os níveis técnico, metodológico, teórico e epistemológico. Este procedimento metodológico possibilitou perceber nos 31 artigos analisados, que 90% utilizaram a abordagem Fenomenológica-Hermenêutica e 10% a abordagem Crítico-Dialética, sendo que não foi identificado nenhum artigo que utilizou a abordagem Empírico-Analítica. Verificamos que cada nível do instrumento utilizado para análise dos artigos deixou evidenciada a predominância da abordagem adotada, ou seja, nos artigos em que a abordagem Fenomenológica-Hermenêutica foi predominante, foi possível observar que a discussão é centrada na compreensão dos fenômenos e onde estes têm como base. Nos artigos em que utilizaram a abordagem Crítico-Dialética, constatamos que a discussão tomava como base as questões do contexto social e as alternativas de transformação deste. Diante das limitações encontradas nesta pesquisa, tanto pessoais quanto de tempo para aprofundar alguns debates, se faz necessário que outras pesquisas sejam feitas na perspectiva de ampliar e avançar nas contribuições da produção do conhecimento da Educação Física, da exclusão/inclusão apontando os diversos conflitos que implicam neste contexto.

Endereço: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/521

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.