Resumo

O objetivo deste artigo é analisar traços estereotípicos associados à identidade brasileira, a partir de produções gráficas de humor publicadas na imprensa esportiva brasileira. Criadas por Paulo Paiva e publicadas na revista esportiva Placar, as narrativas do personagem Maciota foram pouco estudadas no país. As histórias ficcionais apresentam situações vividas por um antiatleta no contexto do futebol. Considera-se que certos traços estereotípicos tanto podem auxiliar na produção do humor e na consolidação do antiatleta quanto podem reforçar a construção de uma das identidades brasileiras: a malandragem. Dada a natureza do estudo, a fundamentação teórica estabelece um diálogo interdisciplinar entre as áreas da imprensa esportiva, do humor gráfico e da análise do discurso. O corpus de análise compreende 140 histórias sobre o personagem, publicadas na revista Placar de 1980 a 1983.Referências AMOSSY, R.; HERSCHBERG-PIERROT, Anne. Estereotipos y clichês. Buenos Aires: Eudeba, 2001. BORBA, F. S. (Org.). Dicionário de usos do português do Brasil. São Paulo: Ática, 2002. CAGNIN, A. L. Os quadrinhos: um estudo abrangente da arte sequencial. São Paulo: Criativo, 2014. CARMELINO, A. C. Reflexões sobre a (ir)relevância de categorizar gêneros: em questão certos textos humorísticos. Revista (Con)Textos Linguísticos, Vitória, v.8, n.10.1, p.141-165, 2014a. Disponível em: . Acesso em: 28 ago. 2017. _____. Quadrinhos e identidade. In: LINS, Maria da Penha Pereira; CAPISTRANO JR., Rivaldo (Orgs.). Quadrinhos sob diferentes olhares teóricos. Vitória: PPGEL-UFES, 2014b. p.11-30. _____. Estereótipos do brasileiro em piadas. Intersecções (Jundiaí), ed.13, n.3, ano 7, p.98-112, 2014c. Disponível em: . Acesso em: 28 ago. 2017. CARMELINO, A. C; POSSENTI, S. O que dizem do Brasil as piadas? Linguagem em (Dis)curso – LemD, Tubarão, SC, v.15, p.415-430, 2015. Disponível em: . Acesso em: 28 ago. 2017. COELHO, P. V. Jornalismo esportivo. São Paulo: Contexto, 2003. EISNER, W. Narrativas gráficas: princípios e práticas da lenda dos quadrinhos. 2. ed. São Paulo: Devir, 2008. FERNANDES, T. Entrevista com Paulo Paiva, 7 out. 2011. Blog Bengalas Boys Club. Disponível em: . Acesso em: 28 ago. 2017. Ana Cristina Carmelino Intercom - RBCC São Paulo, v.40, n.3, p.73-90, set./dez. 2017 89 GASTALDO, E. A Pátria na “imprensa de chuteiras”: futebol, mídia e identidades brasileiras. In: XXVII Encontro Anual da ANPOCS – Associação Nacional em Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais, Caxambú, 2003. ______. Comunicação e esporte: explorando encruzilhadas, saltando cercas. Comunicação, mídia e consumo, São Paulo, ano 8, v.8, n.21, p.39-51, mar. 2011. HOUAISS, A. Dicionário eletrônico Hoauiss da Língua Portuguesa. Versão 1.0. Rio de Janeiro: Objetiva Ltda, 2001. (CD-ROM). JAL; GUAL. A história do futebol no Brasil através do cartum. Rio de Janeiro: Bom Texto, 2004. LIPPMANN, W. Opinião pública. Petrópolis: Vozes, 2008 [1922]. MAINGUENEAU, D. O discurso literário. São Paulo: Contexto, 2005. MORAIS, D. Notas sobre imaginário social e hegemonia cultura. In: Revista Contracampo, n.1, p.93-104, 1997. Disponível em: . Acesso em: 28 ago. 2017. MALAIA, J. Placar: 1970. In: HOLLANDA, Bernardo Borges Buarque de; MELO, Victor Andrade de (Orgs). O esporte na imprensa e a imprensa esportiva no Brasil. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2012. p.149-170. OLIVEN, R. G. A malandragem na música popular brasileira. In: OLIVEN, Rubem George. Violência e cultura no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1986. p.22-63. PAIVA, P. Maciota: o número um. São Paulo: Nova Sampa, 1996, n. 2. ______. Maciota. Placar, São Paulo: Abril, 27 mar. 1981, n.567, p.67. ______. Maciota. Placar, São Paulo: Abril, 10 abr. 1981, n.569, p.67. ______. Maciota. Placar, São Paulo: Abril, 26 jun. 1981, n.580, p.67. ______. Maciota. Placar, São Paulo: Abril, 14 ago. 1981, n.587, p.72. ______. Maciota. Placar, São Paulo: Abril, 6 nov. 1981, n.599, p.43. ______. Maciota. Placar, São Paulo: Abril, 12 fev. 1982, n.612, p.67. PIMENTEL, L. Humor esportivo: um capítulo à parte (os humoristas e a paixão pela bola). In: PIMENTEL, Luís. Entre sem bater: o humor na imprensa brasileira. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004. p.53-68. POSSENTI, S. Humor, língua e discurso. São Paulo: Contexto, 2010. RAMOS, P. A leitura dos quadrinhos. São Paulo: Contexto, 2010. RASKIN, V. Semantic mechanisms of humor. Dordrecht: D. Reidel Publishing Company, 1985. ZINK, R. Da bondade dos estereótipos. In: LUSTOSA, Isabel (Org.). Imprensa, caricatura e humor: a questão dos estereótipos culturais. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2011. p.47-68. 

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