Resumo

Introdução: Nos últimos anos a Psicologia do Esporte tem procurado estudar a
relação entre atletas, buscando informações que auxiliem as equipes esportivas a
resolverem problemas. O cotidiano de treinamento, com as inúmeras horas de
treinamento em conjunto, permitem que a equipe construa uma rede de significados
em torno de si, gerando um processo de produção de sentidos subjetivos. Cada uma
das equipes passa por diferentes momentos que são subjetivos, em que os sujeitos
constituem e são constituídos por eles, formando uma configuração subjetiva.
Acreditamos que compreender as produções destes sentidos subjetivos de atletas, e
como se organizam os processos de comunicação em uma equipe esportiva, são
relevantes para compreendermos as configurações subjetivas, tanto da subjetividade
grupal, como dos atletas individualmente. De fato, a Psicologia do Esporte utilizou
diferentes métodos e meios para adquirir informações sobre este assunto. Sendo
assim, o presente estudo tem como objetivos: analisar a produção de sentidos
subjetivos de atletas; estudar como se organizam os processos de comunicação em
uma equipe esportiva, considerando a relação atleta-equipe, atleta-atleta; compreender
as configurações subjetivas, tanto da subjetividade grupal, como dos atletas.
Participaram deste estudo 10 atletas de triathlon. Materiais e Método: Este estudo
caracterizou-se por uma pesquisa qualitativa, com caráter construtivo-interpretativo,
considerando a pesquisa qualitativa de González Rey. Os instrumentos utilizados
foram: dinâmica conversacional; complemento de frases; e um diário de observações
em treinos e duas competições. Resultados: Os núcleos de sentidos categorizados
foram: 1) suporte da equipe ao atleta, e atleta à equipe; 2) o significado do esporte
para o atleta. Conclusão Embora o triathlon seja uma modalidade esportiva individual,
os atletas não a consideram como tal. Seus integrantes possuem um forte vínculo
afetivo, construído durante os treinos, proporcionando uma produção de sentidos
subjetivos grupal. O suporte de atleta-equipe, e equipe-atleta durante a preparação
um dia antecedendo a competição, em especial na preparação das bicicletas, é um
processo em que os atletas apresentam emoções semelhantes e que permeiam a
subjetividade grupal.As emoções individuais são produtos da produção de sentidos
individuais que constituem e são constituintes da subjetividade grupal de toda a
equipe. Eles a percebem e dão suporte sem necessidade da presença do técnico.

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