Professores Iniciantes de Educação Física: Experiências da Formação Inicial

Por: Adelar Aparecido Sampaio, Alvori Ahlert, e Graciele Stolarski.

Caderno de Educação Física e Esporte - v.17 - n.1 - 2019

Send to Kindle


Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar as vivências da formação inicial de professores iniciantes de Educação Física. O estudo é de cunho qualitativo, de caráter descritivo com abordagem e delineamento transversal, no qual participaram seis professores de Educação Física iniciantes na carreira. Como instrumento de coleta, utilizou-se a entrevista semiestruturada, com tratamento de análise de conteúdo. Os principais resultados mostram a valorização das disciplinas de formação educacional e estágio curricular supervisionado, discrepâncias entre formação e contexto escolar e as influências das situações adversas como elementos desafiadores no início da docência. A motivação e o desejo de permanecer na profissão revelam elementos de percepção positiva de eficácia profissional. Conclui-se que os professores de Educação Física iniciantes sentem-se motivados para docência, embora a vivência desafiadora do choque com a realidade. Sugere-se o apoio à inserção na carreira, bem como para a permanência na profissão.

Endereço: http://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/21826

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.