Profissional de Educação Fisica: História e Conceito de Uma Profissão

Por: .

IX Congresso Brasileiro de História do Esporte, Lazer e Educação Física CHELEF

Send to Kindle


Resumo

Os níveis de emprego e desemprego como constantes da exploração do capital são produzidos pela economia nacional/internacional e, como conseqüência das ações dos últimos governos conservadores - fenômeno típico da globalização neoliberal, Baixas taxas de crescimento e desenvolvimento compõe o quadro recessivo de nação dependente que o atual governo do presidente Lula quer mudar. Nessa lógica, o mundo do traball10 apresenta-se hoje com o seguinte quadro: trabalho temporário, trabalho precário, trabalho fragmentado, trabalho sem direitos. As parcelas de trabalhadores que conseguem manter-se no trabalho diminuem, ao mesmo tempo, aqueles que buscam qualificação não conseguem emprego devido às acirradas disputas do mercado. Contribuir para a reversão desta moldura histórica que afeta diretamente o campo educacional é um desafio de grande envergadura. Neste raciocínio a educação física como profissão bem como o profissional nela formado, precisa criar laços investigativos de densidade histórica e política. As profissões consolidadas no cenário mercantil buscam afirmar-se pelo prestígio social, capacidade de intervenção e possibilidade de ganhos elevados. Afirmam-se como profissões liberais por encontrarem constante eco nas bases (re)novadas do liberalismo: igualdade, propriedade, iniciativa própria, liberdade individual etc. Neste cenário, a recente profissão educação física apresenta-se como possibilidade mercadológica e burocrática. Confunde-se com a profissão ainda não tão totalmente consolidada, mas à frente dela, a profissão de professor. Desdobram-se questões relativas à organização dos trabalhadores da área de educação física e esporte e as políticas sociais promovidas ou incentivadas pelo Estado. Este texto aborda a história e o conceito da chamada profissão educação física. Constituída pelo estudo e intervenção da cultura do corpo e/ou do movimento humano, esta área edificou múltiplas facetas esboçando possibilidades de organizar-se como profissão.

Endereço: http://cev.org.br/biblioteca/anais-do-ix-congresso-brasileiro-de-historia-do-esporte-lazer-e-educacao-fisica-chelef

Tags: Nenhuma cadastrada :(

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.