Resumo

A sociedade moderna apresenta hoje visíveis mudanças nas relações de trabalho
estabelecidas entre os diferentes profissionais, usuários dos serviços prestados
e as instituições prestadoras de tais serviços, em conseqüência das novas
demandas da sociedade. Essas, por sua vez, apresentam-se de forma complexa,
variada e muitas vezes sem solução. As equipes multiprofissionais surgem com
o intuito de preencher as lacunas de conhecimento existentes nessas relações
de trabalho entre os diferentes profissionais. Os objetivos desse estudo foram:
a) constatar qual a perspectiva que uma equipe multiprofissional mantém em
relação ao profissional de Educação Física; e b) verificar se os profissionais
que atuam no trabalho em equipe apresentam alguma compreensão sobre a
expertise (conhecimento especializado), credencialismo e autonomia
profissional. As informações foram obtidas através de uma entrevista semiestruturada realizada com oito profissionais da área da saúde. O tratamento
dos dados seguiu as características da análise de conteúdo com o estabelecimento
dos seguintes temas: 1) Formação acadêmica: graduação e pós-graduação; e 2)
Trabalho multiprofissional na saúde, e das seguintes categorias: 1) Saúde e
conhecimento formalizado e prático; e 2) Invasões territoriais e interações
entre a equipe. A pesquisa permitiu considerar que o profissional de Educação
Física é visto pela equipe como um profissional relacionado à área da saúde
(reabilitação) e bem estar dos indivíduos e, também, que as profissões nesse
setor, exceto a medicina, se apóiam nos discursos da saúde para usufruir o
status e prestígio da profissão dominante na área. Portanto, as profissões
contíguas no setor da saúde utilizam discursos e ações da medicina para justificar
sua existência no mercado de trabalho e, assim, garantir a sua sobrevivência.

Acessar