Profissionalidade, Ciência da Profissão e Competência Profissional na Formação do Pedagogo de Desporto e Educação Física

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II Congresso de Educação Física dos Países de Língua Portuguesa

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Resumo

Quando se reflecte acerca da formação do Professor de Educação Física (ou de outra área) deve estar sempre presente um entendimento muito claro da natureza, da essência e dos contornos da sua profissão. Este entendimento precisa de ser constantemente actualizado, dado que o perfil profissional é uma "variável" condicionada pela situação, uma "norma" referenciada a um tempo concreto, às suas condições e circunstâncias (BERNETT 1989, 181) Nesta abordagem cingimo-nos a três lacunas intimamente ligadas que têm marcado a formação e que, a nosso ver, contribuem significativamente para a menor credibilidade usufruída pela formação e profissão de Pedagogo de Desporto e Educação Física junto dos parceiros sociais. São elas: . a tradição da unidimensionalidade, . a ausência de uma referência inequívoca a uma área científica específica; . a insuficiência na incorporação das noções de "profissionalidade" e "competência profissional".

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