Programa de Caminhada em Unidades de Saúde da Família de Um Contexto de Alta Vulnerabilidade Social

Por: Ana Arthur, Camila Baba, Isabela Oliveira, João Dias, José Novo Júnior, Leonardo Vieira, Luziane Arruda e Natalia Cerri.

Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - v.22 - n.1 - 2017

Send to Kindle


Resumo

O programa Caminhada Orientada em Unidades Saúde da Família (USF) ocorre em quatro USFs em um contexto de alta vulnerabilidade social do município de São Carlos, SP, em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O programa visa a promoção de saúde através da prática de exercícios físicos em conjunto com ações educativas de promoção de saúde. A equipe de trabalho é formada por profissionais da USF, bem como docentes, graduandos e egressos dos cursos de Gerontologia e Educação Física. Resultados gerais mostram que houve um aumento de 87,6 (±10,1) para 204,1 (±23,7) minutos semanais nos domínios de deslocamento e lazer somados. Além disso, 78,5% da equipe de profissionais da USF relataram se sentir envolvido na aplicação da intervenção.  Programas desse modelo podem ser aplicados na Atenção Básica (AB) de Saúde, de modo a garantir a equidade das ações do Sistema Único de Saúde.

Endereço: http://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/6617

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.