Programa de Controle da Tuberculose e Satisfação dos Usuários, Rio de Janeiro

Por: Cláudia Brito, Claudia Caminha Escosteguy, Margareth Crisóstomo Portela, Mauricio Teixeira Leite de Vasconcellos, Sheyla Maria Lemos Lima e Vanja Maria Bessa Ferreira.

Revista de Saúde Pública - v.48 - n.3 - 2014

Send to Kindle


Resumo

Avaliar fatores associados à satisfação de usuários do Programa de Controle de Tuberculose.Estudo transversal realizado com 295 pacientes ≥ 18 anos que tiveram duas ou mais consultas no Programa de Controle da Tuberculose em cinco municípios da região metropolitana do Rio de Janeiro, RJ, em 2010. Contemplando população estimada de 4.345 pacientes, o desenho da amostra incluiu 15 unidades com o programa, divididas em dois estratos: unidades da cidade do Rio de Janeiro, selecionadas com probabilidade proporcional à média de consultas mensais, e unidades dos outros quatro municípios, incluídas com certeza. Nas unidades, quatro conglomerados temporais com cinco pacientes cada foram selecionados com equiprobabilidade, totalizando 300 pacientes. Utilizou-se questionário que investigou variáveis clínicas e sociodemográficas dos usuários e aspectos dos serviços e do atendimento no programa relevantes na percepção de satisfação desses. Estatísticas descritivas e a satisfação com o programa foram obtidas e os efeitos dos fatores associados à satisfação foram estimados.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0034-89102014000300497&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.