Resumo

Os desportos na Força Terrestre são praticados sob a direção e a coordenação da Comissão de Desportos do Exército. Dentre as suas principais atribuições, destacam-se: fomentar a prática esportiva, convocar atletas e preparar as equipes representativas em competições, assessorar o Departamento Geral de Pessoal quanto à passagem do militar atleta à disposição do Comitê Olímpico Brasileiro ou das confederações desportivas, organizar e dirigir as competições militares sob sua responsabilidade. A aplicação de um questionário sobre a percepção do público interno do Exército, a respeito das informações sobre o Programa Atletas de Alto Rendimento da Força Terrestre, identificou que a comunicação interna, com relação à informação sobre os atletas militares, é uma área de fraqueza na organização. O presente trabalho tem o propósito de apresentar um programa de endomarketing em apoio ao programa de incorporação de atletas de alto rendimento no Exército, que é gerenciado pela Comissão de Desportos do Exército, desde 2009, com o objetivo de utilizar a imagem dos atletas militares para estimular a prática esportiva nas organizações militares, colaborando no desenvolvimento de atributos físicos e afetivos fundamentais na formação militar. Para atingir o objetivo proposto foi realizada uma revisão de literatura sobre marketing direcionado à comunicação com o público interno e ferramentas motivacionais voltadas aos colaboradores, buscando-se conciliar os interesses de todos os stakeholders.

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