Programa de Estimulação e Reabilitação Cognitiva: Oficina da Lembrança

Por: André Junqueira Xavie, Anna Quialheiro, Eleonora d’Orsi, Lariane Mortean Ono, Luiz Roberto Ramos e Rodrigo de Rosso Krug.

Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - v.20 - n.5 - 2015

Send to Kindle


Resumo

Este estudo objetivou apresentar o método do programa multicêntrico de estimulação e reabilitação cognitiva “Oficina da Lembrança”, em execução na Universidade do Sul de Santa Catarina, Uni- versidade Federal de Santa Catarina e Universidade Federal de São Paulo. O projeto já atendeu aproximadamente 450 pessoas com 50 anos ou mais de idade com queixas de memória. Cada sessão é composta de um a três encontros/semana (aproximadamente 20 encontros/semestre), com grupos de 10 a 20 participantes que realizam atividades em computadores, atividades físicas e relatos indivi-duais orais sobre as experiências do encontro (aproximadamente 90 minutos). No primeiro e último encontro semestral são coletadas variáveis sociodemográficas, de saúde e comportamentais, desempenho cognitivo, capacidade funcional e presença de sintomas depressivos. O projeto foi implementado em 2006 e tem perspectiva de continuidade. Programas como este são extremamente importantes na sociedade, pois podem proporcionar benefícios à população, principalmente auxiliar na melhora cognitiva, promovendo saúde e sociabilização.


 

Endereço: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/RBAFS/article/view/5934/5172

Ver Arquivo (PDF)

Tags: Nenhuma cadastrada :(

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.