Resumo

A dissertação tem como tema a política de massificação da prática esportiva em escolas públicas. O estudo toma como objeto a experiência do Programa de Formação Esportiva na Escola - Atleta na Escola na rede pública municipal de Arapiraca, em Alagoas, nos anos de 2013 e 2014. O Programa Atleta na Escola, realizado nacionalmente em 2013 e 2014, foi uma iniciativa do Ministério da Educação, em conjunto com os ministérios do Esporte e da Defesa, que objetivou massificar a prática esportiva em escolas públicas, visto a realização dos Jogos Olímpicos que ocorreram no Brasil em 2016. O programa foi anunciado como forma de contribuir para o desenvolvimento do espírito olímpico, identificar talentos esportivos, e elevar o desempenho escolar e esportivo para a formação integral de estudantes. Frente à amplitude e à finalidade do programa, este estudo problematizou em que medida a lógica de massificação do fenômeno esportivo, motivada por megaeventos realizados no Brasil, contribuiu para a escola, professores e estudantes, proporcionou a valorização e o fortalecimento da prática esportiva como objeto da ação pedagógica de escolas públicas. Para tanto, o objetivo geral da pesquisa consistiu em conhecer a dinâmica de funcionamento do Programa Atleta na Escola na rede municipal de Arapiraca, durante os anos de 2013 e 2014, de modo a identificar possibilidades, limites e contradições de tal estratégia de formação esportiva. Os parâmetros teórico-metodológicos da pesquisa, de abordagem qualitativa, foram apoiados no materialismo histórico-dialético. Os procedimentos metodológicos incluíram: revisão da literatura; levantamento e análise documental e entrevistas semiestruturadas gravadas e transcritas. A amostra do estudo incluiu sujeitos de cinco escolas públicas de Arapiraca (5 professores e 8 estudantes), além da coordenação municipal do programa. Para a análise do corpus da pesquisa foi utilizada a técnica de análise de conteúdo, o que permitiu identificar as seguintes categorias explicativas do objeto: formação esportiva escolar, democratização da Educação Física, precarização da/na formação. A análise da experiência do Programa Atleta na Escola em Arapiraca revelou que, embora tenha ocorrido o contato dos alunos com a prática esportiva, a materialidade tomada como objeto foi marcada pela precarização, improviso e descontinuidade. Foi possível constatar a desarticulação do programa em relação às políticas esportivas em geral, muito embora o desenho operacional e a orientação teórica do programa tenham sido orientados por uma concepção de pirâmide esportiva, em que o topo é o esporte de alto rendimento, descaracterizando o esporte enquanto elemento da cultura corporal. Os dados das escolas pesquisadas de Arapiraca revelam que o programa foi marcado por contradições, equívocos e fragilidades em sua materialidade, que traduzem problemáticas inerentes à política de massificação da prática esportiva da qual ele foi expressão. De forma mais ampla, se conclui que a supervalorização de megaeventos, que orientou a implementação do Programa de Formação Esportiva na Escola - Atleta na Escola, não repercutiu na articulação da prática esportiva com a proposta pedagógica das escolas brasileiras de forma ampla, e, de forma particular, das escolas alagoanas. 
 

Arquivo