Resumo

INTRODUÇÃO 

Nos modelos de formação docente no Brasil existem um distanciamento entre as instituições formadoras e as escolas de educação básica, espaço de atuação dos futuros professores. Diversas são as dificuldades enfrentadas pelo recém-formado quando se depara com sua primeira turma, na escola, uma vez que os cursos de graduação não conseguem suprir as demandas encontradas na realidade da prática docente. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), surge com o intuito de aproximar alunos dos cursos de licenciatura à realidade do "chão da escola", possibilitando aos mesmos serem protagonistas no seu processo de formação. Assim, como são as atividades desenvolvidas pelos pibidianos no espaço da docência e como elas contribuem para sua formação? Este trabalho, trata-se de um relato da experiência desenvolvido pelos bolsistas do PIBID/UFRN no Ensino médio em parceria com o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) no semestre letivo 2019.1. As aulas foram realizadas com turmas de primeiro e segundo anos na disciplina de Educação Física, onde foram trabalhados os conteúdos da cultura corporal de movimento como jogos, esporte, lutas e atividades rítmicas e expressivas e conhecimento sobre o corpo. Além das aulas de Educação Física, também foram realizados treinamentos de atletismo para os demais alunos da instituição que tenham interesse em vivenciar essa modalidade e/ou participar da equipe do IFRN.

Arquivo