Programa de Intervenção com Exercícios Físicos Melhora Indicadores de Aptidão Física Relacionada à Saúde e Ao Desempenho Motor em Escolares com Sobrepeso e Obesidade

Por: Debora Tornquist, Kelin Cristina Marques, Leandro Tibiriça Burgos, Miria Suzana Burgos, Natalí Lippert Schwanke, Priscila Tatiana da Silva e Rodrigo Muradás.

Cinergis - v.15 - n.3 - 2014

Send to Kindle


Resumo


Objetivo: verificar se um programa de intervenção, com exercícios físicos, melhora os indicadores de aptidão física relacionada à saúde e ao desempenho motor em escolares com sobrepeso e obesidade. Método: estudo quase-experimental composto por um programa de intervenção interdisciplinar com exercícios físicos, orientação nutricional, postural e bucal. A amostra foi composta por 20 escolares do grupo experimental e 19 do grupo controle, de ambos os sexos, com idades entre 7 a 16 anos. As avaliações (pré e pós-teste) foram realizadas através de protocolos do PROESP-BR. O programa de intervenção, com exercícios físicos, teve a duração de 16 semanas consecutivas, com frequência de três vezes por semana e com 60 minutos cada sessão. Foi utilizado o programa SPSS v. 20.0 para a análise estatística dos dados. Resultados e considerações finais: em relação à aptidão física relacionada ao desempenho motor dos escolares, o grupo experimental apresentou melhora significativa para força de membros inferiores (p=0,009) e para agilidade (p=0,001). Para os indicadores de saúde relacionados à saúde, observa-se que o grupo experimental melhorou significativamente a flexibilidade (p=0,008). Dessa forma, ressalta-se a importância da implementação de programas com exercícios físicos na infância e adolescência, com o intuito de melhorar os indicadores de aptidão física relacionada à saúde e ao desempenho motor e evitar agravos precoces à saúde.
 

Endereço: https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/5540

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.